Além de atender emergências ortopédicas, como ortopedista e traumatologista trabalho com problemas crônicos e agudos para restabelecer funções e aliviar dores.
Entre os principais problemas atendidos pelo ortopedista e traumatologista em consultório, estão:
Lesões do quadril
Entre as lesões mais comuns do quadril estão tendinite, bursite, impacto femoroacetabular, lesão do labrum e fraturas. A dor e a dificuldade de movimento são comuns a todas elas, por isso é muito importante procurar um profissional especializado para o correto diagnóstico e tratamento.
Artrose de joelho
O desgaste da cartilagem do joelho pode estar ligada ao envelhecimento, traumas prévios, hereditariedade e impactos de repetição, como em esportes. Inchaço, dor e desconforto são alguns dos sintomas mais comuns.
Traumatismos do tornozelo
A entorse do tornozelo é a lesão mais comum na população, pode ser um estiramento ligamentar, uma lesão ligamentar parcial ou total. Estabelecer qual a gravidade, de acordo com estes três graus, é determinantes no tratamento.
Esporão de calcanhar
Muitas vezes, a estrutura óssea do calcanhar pode desenvolver uma protuberância, com o crescimento o paciente sente dor, dificuldade para caminhar, trabalhar e realizar atividades do dia a dia.
Lesão de manguito rotador
A lesão nos tendões ao redor do ombro é comum em pacientes que realizam movimentos repetidos com esta articulação. Além da dor, também causa fraqueza na região e perda da função do ombro em variados graus.
Lesão dos nervos periféricos
Este tipo de lesão tem como característica a perda da sua função normal, com fraqueza, paralisia, parestesia e dor. Seu tratamento geralmente é uma combinação de intervenção cirúrgica com práticas terapêuticas.
Síndrome do túnel carpal
A compressão do nervo mediano no canal do carpo, na região do punho, pode causar dormência e formigamento na mão e no braço. As causas incluem desde padrões de uso da mão até condições de saúde preexistentes e a anatomia do pulso do paciente.
Síndrome do túnel do tarso
Neste caso, há a compressão do nervo tibial que passa no túnel do tarso, no lado de dentro e sob a planta do pé. Entre as situações que podem causar a síndrome estão: sequelas de fraturas, cistos sinoviais, tumores, varizes e inchaços.
Bursite
É a inflamação das bolsas de líquido que protegem as articulações. Pode causar dor, inchaço e rigidez, especialmente em articulações muito utilizadas como joelhos, ombros, cotovelos e quadris.
Tendinite
A inflamação ou irritação dos tendões causa dor local, que pode irradiar para toda a musculatura próxima e piorar com o movimento, e perda de força. Geralmente, a tendinite é causada por traumas ou esforços repetitivos.
Artrose
O desgaste das cartilagens pode acometer qualquer articulação do corpo, causando dor e dificuldade de movimento. A artrose piora progressivamente com o tempo. Os tratamentos ajudam a desacelerar a doença, aliviar a dor e recuperar os movimentos da articulação acometida.
Artrose do Quadril
Uma doença degenerativa crônica, é caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem da articulação do quadril e posterior formação de calosidades ósseas no lugar. É um dos problemas ortopédicos mais incapacitantes e pode causar dor na virilha que aumenta com movimento.
Osteoporose
A perda da capacidade de regeneração óssea é comum com o envelhecimento, especialmente em mulheres. Uma doença silenciosa e muitas pessoas não apresentam sintomas até que tenham uma fratura óssea.